Como escolher o fornecedor de ERP mais adequado para sua empresa?

Diante do mercado aquecido e várias opções disponíveis, organizações criam critérios próprios baseados nas suas necessidades para contratar a solução ERP mais apropriada ao negócio.

Dados da pesquisa Latin America Semiannual ERP Tracker realizada em 2010 pela IDC - International Data Corporation, consultoria especializada em Tecnologia da Informação, revelam que o mercado de ERP no Brasil continua aquecido, não sendo afetado pelos efeitos da recessão econômica que atrapalhou muitos negócios em diversas partes do mundo em 2009.

Diante do mercado aquecido e várias opções disponíveis, organizações criam critérios próprios baseados nas suas necessidades para contratar a solução ERP mais apropriada ao negócio.

Dados da pesquisa Latin America Semiannual ERP Tracker realizada em 2010 pela IDC - International Data Corporation, consultoria especializada em Tecnologia da Informação, revelam que o mercado de ERP no Brasil continua aquecido, não sendo afetado pelos efeitos da recessão econômica que atrapalhou muitos negócios em diversas partes do mundo em 2009.

O estudo apontou que o segmento de ERP dentro da indústria de TI movimentou R$ 1,1 bilhão no país apenas no primeiro semestre de 2010 e, até 2013, a IDC estima um crescimento anual próximo a 9%.

Esta tendência foi confirmada nos resultados da Pesquisa Anual sobre a Administração de Recursos de Informática conduzida pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP-CIA).

A pesquisa, que está em sua 21ª edição, obteve 2.100 respostas válidas, dentro de mais de 5.000 empresas brasileiras de médio e grande porte. Um dado interessante apontado no trabalho se refere às soluções ERP mais utilizadas no Brasil. O ranking aponta a TOTVS, que reúne os sistemas adquiridos da Datasul, Microsiga, Logix, RM Sistemas, e outros; em primeiro lugar sendo utilizada por 38% das empresas brasileiras.

Em seguida, estão as soluções da SAP, presente em 25% das companhias nacionais. A Oracle ocupa a terceira colocação, com 17%. Os demais 20% são divididos entre Infor (Baan, SSA), com 6%, e Outros (QAD, Senior, StarSoft),em 14% das organizações do país.

Com plataformas de fácil integração aos demais sistemas, as soluções em gestão empresarial da TOTVSe da SAP asseguram confiabilidade das informações corporativas consolidando sistemas estáveis e seguros.  Desta forma, permitem que as companhias se tornem mais competitivas no mercado e acelerem o processo de tomada de decisão.

A Dover do Brasil,pertencente ao grupo Dover Corporation, fabricante mundial de produtos industriais com 40 empresas e clientes em mais de 100 países, provê desde 1984 aplicações comerciais e varejo de equipamentos petrolíferosde abastecimento e faz parte do grupo de usuários das soluções TOTVS.

Ao perceber a necessidade de atender às novas exigências de SPEDfiscal e contábil no ano de 2009, a companhia passou pela experiência de escolher e contratar um fornecedor de ERP que atendesse, além das operações rotineiras, esse novo cenário.  “Nos tínhamos dois sistemas completamente independentes sem comunicação entre si que atendiam ao setor financeiro e a uma pequena parte da distribuição, mas muitas de nossas informações ainda eram armazenadas e monitoradas de forma manual”, explica Edvaldo Almeida, Gerente Geral da Dover do Brasil - Divisão Hydro Systems.

Com o aquecimento da indústria de TI no país nos últimos tempos, há uma infinidade de fornecedores de softwares de gestão empresarial para os mais diversos tipos e portes de organizações. Devido a essa ampla variedade, a Dover decidiu adotar um sistema de pontuação próprio com base em critérios específicos alinhados às necessidades do seu negócio para escolher o futuro fornecedor.

“Nosso processo de compra para aquisição do ERP foi bastante complexo. Apesar de sermos uma empresa de pequeno porte, nossas necessidades são iguais as de qualquer grande empresa. Por isso, elegemos nossas principais necessidades tais como: controle de importação e exportação, MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais), multi-língua e definimos uma pontuação de acordo com a dependência do nosso negócio. Essa pontuação, aplicada à solução de cada fornecedor, nos indicou qual seria o melhor para nos atender”, comenta Almeida.

Após conhecer as soluções disponíveis e analisá-las com base neste critério próprio, a Dover optou por adquirir o ERP da TOTVS, sistema que obteve maior pontuação e foi implantado no 2º semestre de 2009 abrangendo os módulos: financeiro, contábil, distribuição, compras, estoque, produção, engenharia, importação e exportação.

O ERP Datasul é uma solução TOTVS para gerenciamento de ativos competitivos, automatização de processos e recursos operacionais que é utilizado por mais de 2000 empresas integrando informações e pessoas.

Em meio a tantas opções, investir em soluções de empresas líderes de mercado garante mais confiabilidade e segurança na gestão dos dados das corporações. Para Almeida, é importante estar atento às soluções que sejam plataformas de fácil integração, capazes de comunicar-se com outros softwares/sistemas mais simples que a companhia tenha utilizado anteriormente ao ERP.

“Com a implantação do sistema, nossa empresa tem hoje uma melhor gestão sobre todos os processos internos incluindo manufatura, custos, engenharia, entre outros. O Datasul tem possibilitado total controle sobre os custos, o que nos garante flexibilidade e poder de ação”, conclui Almeida.

A dica é pesquisar as soluções de mercado, analisando os benefícios de cada ERP para o atendimento das necessidades específicas do negócio a fim de obter automatização dos processos, aumentar a produtividade e agilizar a tomada de decisão assegurando melhores resultados.

Newsletter: Edição 008 – Ano 2011

Leia Também:

Olá, Tudo Bem?
Se precisar estamos a disposição.

Receba nossa newsletter

Fique tranquilo não enviamos e-mails em excesso.

Nome
E-mail
Assunto
Selecione

  • Desenvolvimento de Sistemas
  • SAP Solution Center
  • Gestão Tributária
  • Comércio Exterior
  • BPO Tributário
  • CRM & Mobile